domingo, 22 de dezembro de 2019

CHUVA DE VERÃO: Verão começa neste domingo com previsão de pancadas de chuva em todas as regiões do país.




O verão no Brasil começou oficialmente na madrugada deste domingo (22), mas o primeiro deve ser regado a pancadas de chuvas em todas as regiões, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Veja a previsão de possibilidades de chuva para este domingo:
No Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal devem ser atingidos por pancadas de chuva.

No Norte, Amazonas, Amapá, Rondônia e Pará têm previsão de tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva, e Acre, Roraima e o sudeste do Tocantins têm previsão de chuva.

No Nordeste, há possibilidade de chuva isolada no litoral norte do Rio Grande do Norte, na região metropolitana de Recife em Pernambuco e sul e do Recôncavo da Bahia.

Na Região Sul, as pancadas de chuva devem atingir o leste do Paraná, o leste e o norte de Santa Catarina. No nordeste do Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuva isolada.

Já no Sudeste, o único estado sem previsão de pancadas de chuva é o Espírito Santo. Em São Paulo e Minas Gerais, os moradores devem esperar pancadas de chuva e trovoadas. No Rio, a previsão é de tempo nublado com chuvas isoladas.

Veja abaixo a previsão do Inmet para o fim de dezembro e os meses de janeiro, fevereiro e março:
Região Norte

"A previsão climática para o trimestre indica um predomínio de áreas com probabilidade de chuvas dentro da faixa normal ou abaixo, especialmente em áreas dos estados do Pará e Amazonas. Em Tocantins, contudo, há uma indicação de chuvas dentro da faixa normal ou mesmo acima."

Região Nordeste

"Na Região Nordeste, a previsão para o verão indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas acima da média nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco, assim como no sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Nas demais áreas, há um risco das chuvas ficarem abaixo da média do período. As temperaturas serão predominantemente elevadas na região, porém, nas localidades onde há a probabilidades de chuvas acima da média, os termômetros devem registrar temperaturas levemente inferiores à média."

Região Centro-Oeste

"A previsão para o verão indica maior probabilidade de que o acumulado de chuvas seja dentro da faixa normal ou acima em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no centro-sul do Mato Grosso, sul de Goiás e parte do Mato Grosso do Sul, onde há probabilidade de chuvas inferiores à média. Já para as temperaturas, as previsões indicam que as mesmas devem ultrapassar a média ao longo da estação."

Região Sudeste

"Para a Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuvas variando dentro da faixa normal ou acima em grande parte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Nas demais áreas, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo da média."

Região Sul


"A previsão indica maior probabilidade de chuvas dentro da faixa normal ou acima em praticamente toda a região, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ser predominantemente elevadas, porém dentro das características típicas do verão na região."

Fonte: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário