DIVERSAS IRREGULARIDADES: MPF na Paraíba vai investigar suspeitas de fraude em processo seletivo do IFPB.

Processo seletivo do IFPB pode ter sido fraudado (Foto: Reprodução)
Um inquérito civil público vai investigar suspeitas de irregularidades num processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A questão está sendo investigada pelo procurador Yordan Moreira Delgado e a abertura do inquérito foi publicada no Diário do Ministério Público Federal (DMPF) desta quinta-feira (21).


O IFPB não se pronunciou até o momento.

O concurso em questão é o Processo Seletivo para Cursos Técnicos Presenciais realizado em 2018, com ingresso para o ano letivo de 2019, que é o equivalente do IFPB para o vestibular, mas destinado ao Ensino Médio.

São duas suspeitas principais: supostas falhas na distribuição de provas ampliadas aos candidatos que fizeram prévia solicitação e falhas nos procedimentos voltados à prevenção de fraudes à lisura do concurso.

Dentre as fraudes, a portaria que instaura o inquérito civil cita "ausência de inspeção de candidatos na entrada e saída das salas, utilização de telefone na sala onde as provas seriam realizadas e utilização de aparelho auditivo por candidato".

O processo seletivo foi realizado para candidatos que queriam estudar nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa.



A assessoria de impressa do IFPB disse que não tinha conhecimento da ação. Recomendou, no entanto, entrar em contato com a Comissão Permanente de Concursos (Compec) da instituição, que é a entidade organizadora do certame.

Na Compec, contudo, o responsável pelo setor não pôde atender ao telefonema.

Fonte: G1 Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários