BOLETIM SAÚDE: Casos confirmados de sarampo na Paraíba sobem para 40 e outros 105 suspeitos são investigados.

Em todo o Estado da Paraíba foram notificados 317 casos suspeitos em 73 municípios (Foto: Reprodução)
O número de casos de sarampo confirmados na Paraíba subiu para 40, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta segunda-feira (18). Em todo o Estado da Paraíba foram notificados 317 casos suspeitos em 73 municípios. Deste total,  40 casos foram confirmados, 172 foram descartados e 105 permanecem em investigação.


A maior parte dos casos confirmados está concentrada em João Pessoa, que soma 15. Bayeux, Campina Grande e Santa Rita têm três casos confirmados cada um. Em Barra de São Miguel, Santa Cecília, São Miguel de Taipu e Sousa, existem os registros de dois casos. Já nas cidades de Bananeiras, Cabedelo, Conde, Congo, Guarabira, Imaculada, Lagoa Seca e Santa Cruz, foram registrados um caso em cada.

No boletim anterior, foi registrada a confirmação de 30 casos de sarampo no Estado.



Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Para a pessoa que apresentar esses sintomas, a recomendação é não fazer uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procurar o serviço de saúde mais próximo.



O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. Algumas das complicações que podem decorrer da doença em crianças são otite média aguda, pneumonia, encefalite aguda e morte. Em adultos, complicação mais comum é a pneumonia. Em gestantes, a doença pode fazer que o bebê nasça prematuramente e com baixo peso.

Fonte: ClickPb

Postar um comentário

0 Comentários