CURIOSIDADE: O desastre de Granville

Desastre com o Trem de Granville.
No dia 22 outubro de 1895, o trem expresso Granville para Paris estava atrasado. Com a esperança de chegar a tempo, o maquinista aumentou a velocidade da locomotiva

No momento em que se aproximava da estação de Montparnasse em Paris, o freio de ar falhou ou foi aplicado muito tarde e o maquinista não conseguiu frear o trem. A locomotiva atravessou o saguão, derrubou a mureta de proteção no fim da linha, e destruiu parte da fachada da estação, atravessou a sacada e despencou de uma altura de dez metros.

O condutor do trem Guillaume Marie Pelerin que tinha 19 anos de experiência, foi condenado a dois meses de prisão e a uma multa de 50 milhões de francos. Cinco pessoas ficaram feridas e a única vitima fatal foi Marie-Augustine Aguilard, uma senhora, que estava cuidando da banca de jornais para o marido e foi atingida por um destroço do prédio. Durante quatro dias a locomotiva ficou como estava após o acidente, até ser retirada. Foi um dos acidentes ferroviários mais "estranhos" da história da França.

Postar um comentário

0 Comentários