28 de maio de 2019

NOVA FROTA: Samu da Paraíba receberá 12 ambulâncias do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde entrega a partir desta segunda-feira (27) 12 ambulâncias para o SAMU da Paraíba. As cidades de Alagoa Grande, Conceição, Guarabira, Monteiro, Queimadas, Sapé, SoledadeUiraúna receberão uma unidade cada. Já a cidade de Patos receberá quatro ambulâncias. Em todo o país serão distribuídas 419 ambulâncias que irão beneficiar moradores de 238 municípios em 22 estados do país. Já foram entregues 289 veículos do SAMU. A meta é renovar 100% da frota até o fim deste ano.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) passará cobrir, 84,6% da população e a alcançar 173,8 milhões de pessoas em todo o país. 

A medida renova parte da frota que já está em funcionamento e expande o atendimento a 66 novos municípios, que passam dos atuais 3.606 para 3.672. A entrega das novas ambulâncias para gestores de várias partes do país foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante cerimônia em Sorocaba (SP).

Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas. Ao todo, são 238 municípios brasileiros de 22 estados que passam a contar com o reforço do SAMU 192. Dos 419 veículos, 298 são para renovação de frota e 121 ambulâncias para ampliação, expansão e implantação do serviço. A expectativa é que, até o final do ano, sejam entregues novas unidades, quando será possível renovar 100% da frota existente.

SAMU 192 

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Fonte: ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário