18 de abril de 2019

POR RONALDO MORELLE: A Banda de maior popularidade do Brasil, quem nunca ouviu falar em Renato e seus Blue Caps.


Fundada em 1959, a banda de Renato começou com o nome de “Bacaninhas do Rock da Piedade” a partir de uma inscrição para o programa Hoje é Dia de Rock, fazendo mímica.

Quando o Rock chegou ao Brasil ele aconteceu primeiro na zona norte do Rio e começaram a surgir em toda esquina uma banda de rock. Havia na Rádio Mayrink Veiga um programa chamado “Hoje é dia de Rock” e lá foi Renato se inscrever para fazer mímica com seu grupo.

Levaram uma vaia muito grande, mas não desistiram e segundo Renato, foi até bom, pois tornou-se um incentivo para darem a volta por cima e dois meses depois ele voltou a falar com Jair de Taumaturgo e se inscreveu novamente, agora para fazer apresentação ao vivo, não mais para fazer mímica. A apresentação foi um sucesso e a mesma intensidade das vaias foi agora em aplausos. O único senão foi que Jair de Taumaturgo pediu para que trocassem o nome de Bacaninhas do Rock da Piedade para Renato… alguma coisa, citando algumas opções, até que Renato acabou gostando de “Renato e Seus Blue Caps” (inspirados em Gene Vincent and His Blue Caps).

Os Beatles chegaram ao conhecimento de Renato através de um amigo dele chamado Aurélio, que tinha acesso às músicas antes que elas chegassem ao Brasil. Os Beatles tiveram origem no Rock e inovaram, faziam o gênero pop rock, pois todos do conjunto cantavam, além de tocarem. Renato e Seus Blue Caps então descobriram que poderiam fazer isso também e começaram a dividir os vocais.

Certo dia Carlos Imperial mostrou um disco para Renato com uma música nova que ele não conhecia, de uma banda que ele nunca tinha ouvido falar, e pediu que ele aprendesse a letra para tocar e cantar no dia seguinte, abrindo seu programa. Renato então pensou como iria fazer aquilo e teve a ideia de escrever uma letra em português, e deu certo. No final do programa Imperial foi se encontrar com Renato que estava em um barzinho próximo à Rádio, chegou com uma pilha de papel dizendo ao Renato que tudo aquilo era pedido para que eles tocassem de novo a música. Tornaram-se um sucesso se apresentando no programa Jovem Guarda, em shows, festas e bailes. Em 1966 apareceram em dois filmes: Na onda do iê-iê-iê e Rio, Verão & Amor.

O grupo hoje é formado por Voz e Guitarra; Renato BarrosVoz; Cid ChavesVoz e Contrabaixo; BrunoSansonBateria; GelsinhoTeclados; Darci Velascos.

RENATO E SEUS BLUE CAPS COMPLETA 60 ANOS De Muito Sucesso. CONTATOS PARA SHOWS:(021) 9.6957 1727.





Por Ronaldo Morelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário