PESQUISE AQUI

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

PARA AS MÃES: Banco de Leite Anita Cabral apela por doações para manter estoque de atendimento a bebês prematuros.

Com uma queda de aproximadamente 40% na coleta no mês de dezembro, o Banco de Leite Humano Anita Cabral, que compõe a rede estadual de saúde, está fazendo um apelo às mães com o objetivo de aumentar as doações para garantir a assistência aos bebês prematuros.

Os bancos de leite funcionam em horário ambulatorial das 8h às 17h e os postos de coleta funcionam todos os dias, inclusive nos feriados em regime de plantão das 7h às 19h.

Para as mães que não podem comparecer pessoalmente ao banco de leite ou a um posto de coleta é disponibilizado o serviço da Rota Domiciliar, que funciona por meio de visitas de equipes formadas por enfermeiros, nutricionistas, técnicos e assistentes sociais, que vai até a residência da lactante e presta orientação quanto aos procedimentos para doação, oferecem os frascos esterilizados para que as mães coletem o leite e, dependendo da necessidade são recolhidos semanalmente.

A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, explica que os bancos de leite no estado conseguem atender em torno de 80% a 95% dos recém-nascidos prematuros, que necessitam de leite humano doado, porém a coleta do produto passa periodicamente por quedas, especialmente no período de férias e feriados, o que reduz a quantidade do estoque para atender a demanda. 

A média de coleta mensal no estado em 2018 foi de 613 litros. No Banco de Leite Anita Cabral essa média foi de 400 litros. Em dezembro a coleta em todo o estado caiu para 360 litros, representando uma queda de 40% a menos do que é coletado normalmente, o que refletiu no banco de leite de referência estadual.

 Atualmente o Estado conta com uma rede formada por seis bancos de leite humano, sendo dois em João Pessoa e os demais nas cidades de Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras e Patos, além de postos de coleta de leite humano distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa.

 – Toda mulher saudável, que esteja amamentando e com excesso de produção de leite, pode ajudar a salvar vidas. O serviço se responsabiliza de comparecer ao domicílio da mãe e oferecer as orientações e todo o suporte necessário, a exemplo, da entrega do kit para doação (luva, touca, gorro, máscara e vidros estéreis). A equipe do banco de leite volta semanalmente nas casas das doadoras para pegar o leite coletado. Para doar é só entrar em contato com a equipe do Anita Cabral pelo telefone 3215-6047.

Fonte: CLICKPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário